Horário: 15.00h - 17.00h
Número de formandos – máximo de 30 (15 grupos), organizados em pelo menos dois professores por escola dado que se pretendem formar grupos de dois formandos. Se existirem três formandos poderão formar um grupo de 3, mas se existirem quatro sugere-se dois grupos de 2.
Pedimos aos professores que reunam nas suas escolas o material necessario à realização das experiencias, porque o nosso objetivo é capacita-los para as fazerem com os seus alunos. Contudo se houver falta de algum material, a spf disponibiliza esse material para a realização das experiencias da ação.
Primeiro dia (13 de janeiro) |
Segundo dia (20 de janeiro) |
Terceiro dia (27 de janeiro) |
---|---|---|
Como interatuamos com o exterior - os nossos sentidos | Som | Luz e cor 1 |
Fala e audição - som; visão - luz/cor; tacto e contacto - | Características do som: | O que é a luz? |
sensação de frio e calor, pressão e choque eléctrico | altura, intensidade e timbre; | Características da luz: cor e intensidade |
O som como onda de vibração | propagação e velocidade; | Meios transparentes, translúcidos e opacos |
Produção e detecção de som | reflexão e eco; reverberação | . Fontes pontuais e extensas |
O microfone e o altifalante | Os instrumentos musicais | Sombra e penumbra |
Quarto dia (3 de fevereiro) |
Quinto dia (10 de fevereiro) |
Sexto dia (17 de fevereiro) |
---|---|---|
Luz e cor 2 | Circuitos elétricos 1 | Circuitos elétricos 2 |
Controlando o caminho da luz | O que é a corrente elétrica? | Associação de resistências |
reflexão, difusão e refracção | resistência elétrica; dissipação de energia | Associações de pilhas |
espelhos e lentes |
Os efeitos da corrente elétrica |
Potência e energia |
Geradores de corrente eléctrica | . Nesta sessão serão reservados 20 minutos | |
Circuitos eléctricos elementares | para a resolução do teste final |
Sócio SPF |
Não Sócio |
---|---|
50 € |
80 € |
Envie o comprovativo do pagamento para formacao@spf.pt. A inscrição só é considerada após a receção do comprovativo.